domingo, 1 de agosto de 2010

Preguiça de Três Dedos

Nome Científico: Bradypus variegatus
Família: Bradypodidae
Ordem: Pilosa
Distribuição: De Honduras ao norte da Argentina. No Brasil, ocorre nas regiões amazônica, centro-oeste e na Mata Atlântica.
Habitat: Florestas primárias e secundárias.
Alimentação: Alimenta-se de folhas de diversas espécies arbóreas como a embaúba (conhecida como árvore-da-preguiça), além de trepadeiras.
Reprodução: Apenas um filhote é gerado a cada gestação. Na época da reprodução a fêmea emite um som para chamar o macho.
De um marrom pálido nas costas muito característico, com pêlo longo e grosso, a preguiça-de-três-dedos se adapta bem até aos ambientes urbanos (caso do Parque da Luz, no Centro de São Paulo).

Mas, em geral, são vistas em florestas. Ainda assim, sofrem com um agravante cada vez mais freqüente: a descontinuidade das matas, divididas em fragmentos. Resultado: ao tentar atravessar de um lado para o outro, são atropeladas. Quando não, levadas para casa como bicho de estimação.

De comportamento solitário, o que ela aprecia mesmo é ficar nas copas das árvores, aquecendo-se ao Sol. Aliás, só descem ao chão uma vez por semana para fazer suas necessidades fisiológicas.

Com dentes pequenos, quase rudimentares, não apresentam qualquer perigo a quem quer que seja. Por isso, inclusive, têm uma alimentação à base de folhas. Mas as unhas dos três dedos que lhe conferem nome são grandes e duras. E é dotada de grande força nas patas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário